sexta-feira, 29 de julho de 2011

Doutrinador






P-0004 - O Crepúsculo dos Deuses - Clark Darlton - Publicado em 29/9/1961.
... — A doutrinação é um processo de aprendizagem hipnótica, através da qual se ativam determinados setores ociosos do cérebro e se intensificam as funções de outros.
— Trata-se de aulas hipnóticas?
— É, também poderíamos usar este nome. O método permite transformar uma criatura primitiva em um ser inteligente, desde que possua um cérebro. Pretendo usar este método para transmitir-lhe parte do saber dos arcônidas.
Rhodan recuou instintivamente...
... Rhodan respondeu com um ligeiro aceno de cabeça. Estava compreendendo.
— Foi por isso que decidi, contra a vontade de Thora, confiá-lo ao nosso doutrinador.
Como desejo ter dois homens ao meu lado, peço-lhe que me indique o nome de seu melhor amigo. Este receberá o mesmo treinamento hipnótico. Suponho que proporá Reginald Bell, não é?
Perry confirmou.
— Em que consiste este treinamento?
— Não receie, não haverá a menor perda de tempo — disse o cientista com um sorriso.
— Se começarmos hoje, amanhã, você e Bell disporão de um saber muito maior que toda a humanidade. Além disso, determinados setores do cérebro serão ativados. Se deixássemos que este desenvolvimento seguisse o curso normal, ele levaria milênios. Já lhe falei isso. Não há dúvidas de que será dotado de capacidade telepáticas, ainda restritas. Infelizmente não posso prever quais serão as outras faculdades que se desenvolverão. Talvez sejam ativadas, mas não plenamente desenvolvidas.
— É inacreditável.
— Quando dispuser do nosso saber, você compreenderá. Trazemos o doutrinador a bordo a fim de treinar raças menos inteligentes. Os indivíduos tratados por ele estarão em condições de desempenhar o papel de gênios de sua raça, transmitindo-lhe idéias progressistas. Trata-se da aceleração artificial de um processo que, em condições normais, seria muito lento. No seu caso, adotaremos um processo mais radical. Eliminaremos os estágios. Saltaremos por cima dos milênios. Você se transformará em um homem que corresponderá ao tipo normal que surgirá daqui a dez mil anos, quando tiver sido consolidado o império galático, cuja pedra fundamental foi lançada pelos arcônidas.
Crest calou-se, dando tempo para que Rhodan ordenasse seus pensamentos.
A atuação aparentemente generosa do cientista extraterreno tornou-se compreensível aos seus olhos. Ao ajudar os homens, servia em primeira linha a si mesmo e a sua raça.
Descobrira o verdadeiro motivo dos seus atos. Os homens deveriam colocar-se ao lado dos arcônidas debilitados, a fim de que estes não perdessem o império.
Rhodan abanou lentamente a cabeça. Era uma conclusão lógica, resultante das circunstâncias.
— Estou de acordo — disse, tranqüilo, embora mal conseguisse dominar a emoção. —
E Thora, o que dirá?
Crest deu de ombros.
— Terá de conformar-se. O cientista da expedição sou eu; é a mim que cabe decidir.
— Mas ela é a comandante — objetou Rhodan.
— É verdade. É responsável pela nave e pela viagem, mas não pelas providências de caráter científico. Sobre estas só eu decido. E também assumo a responsabilidade pelas decisões nesse campo. E, acredite, sei perfeitamente o que estou fazendo.
Rhodan estava convencido disso.
Duas horas depois, ele e Bell eram conduzidos por Crest para uma parte da nave que, até então, permanecera fechada. Em meio a um complexo de máquinas interligadas por uma enorme quantidade de cabos, havia duas poltronas isoladas, dotadas de capacetes. Os grampos metálicos presos aos mesmos iam diretamente às máquinas. Um zumbido ameaçador fez-se ouvir. Luzes acendiam-se e voltavam a se apagar.
— É o doutrinador. Queiram sentar-se nas poltronas. Perderão a consciência e não perceberão nada do que se passa ao seu redor. O funcionamento dessa instalação é totalmente automático. Nesta escala, marco o grau de transmissão de saber. Como vêem, estou escolhendo o grau mais elevado para ambos. Com isso, transfomar-se-ão espiritualmente em arcônidas. Mas os traços natos do seu caráter permanecerão inalterados...






No filme Matrix, lançado em março de 1999, Neo começa sua "formação", tornando-se especialista em muitas formas de combate, simplesmente carregando vários programas de treinamento diretamente em seu cérebro e, no mesmo instante, aprende a luta dentro da Matrix, e Trinity aprende a voar um helicóptero instantaneamente.

Um comentário:

  1. No livro/filme a reconquista: campo de batalha Terra de L Ron Hubbard fala de máquinas de aprendizado eletrônicas onde um humano e Ensinado para extrair ouro para um ganancioso extra_terrestre e tédio aceso a tecnologia consegue vencer e reconquistar o planeta

    ResponderExcluir