sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sintetizadores de Alimentos






P-0200 - A Rota Para Andrômeda - K. H. Scheer- Publicado em 2/7/1965.
... — Tolot, acha que está em condições de carregar-nos até o pólo e em seguida voltar à nave? Seriam cerca de novecentos quilômetros.
— Confie em mim. Peço licença por alguns minutos. Preciso reforçar minhas reservas de energia.
Viram o halutense colocar pedaços de rocha na boca e triturá-los com os dentes que antes pareciam uma moenda. Rhodan virou a cabeça, apavorado.
— Que coisa horrível — cochichou Atlan. — Olhe só. Deve ser um conversor de matéria. Tenho certeza de que a partir de rocha ele fabrica todas as substâncias de que precisa para seu metabolismo.
— Por que não procurou os depósitos de mantimentos da Omaron? Afinal, osmesmos estão cheios.
Atlan tentou encontrar uma explicação.
— Certamente não depende das substâncias animais ou vegetais. É um conversor de matéria vivo. Afinal, também criamos com nossas máquinas modernas as matérias primas mais valiosas, a partir do barro. Isso é feito por meio da conversão atômica controlada. Não lhe faça nenhuma pergunta sobre isso. As concepções de honra dos halutenses parecem ser muito estranhas. O estrondo cessou. Tolot terminara sua refeição. Novas energias animavam seu corpo. Seu conversor orgânico de matéria começou a trabalhar imediatamente. Os minerais e resíduos existentes na rocha foram separados das substâncias menos preciosas. Icho Tolot percebeu o embaraço dos homens.
— Queiram desculpar — disse em tom objetivo, sem a menor ênfase. — Sei que produzi um efeito repugnante nos senhores. Esta forma de ingestão de alimentos é apenas um recurso de emergência. Também apreciamos as substâncias orgânicas, mas podemos passar muito tempo sem elas. Não pensem que em Halut só se comem rochas. Possuímos plantas ricas em vitaminas de várias espécies e provavelmente o melhor gado de corte da Galáxia se encontra em nosso planeta. Tolot deu uma risada. A expressão do rosto dos amigos o divertia....




FoodSynthesizer

O sintetizador de alimentos é uma máquina usada a bordo de naves e estações espaciais, é usada para a produção dos alimentos e bebidas consumidos pela tripulação. Após selecionar o que gostaria de comer, o tripulante introduz uma fita ou cartão que contém todas as informações necessárias para a reprodução do alimento. Com o avanço da tecnologia a escolha dos alimentos passaram a ser feitas por comando de voz. A interpretação do pedido é feita da seguinte forma, o alimento é identificado nos bancos de dados, e suas informações estruturais, são separadas pelo computador que direciona as estruturas atômicas, materializando-as de acordo com o padrão estabelecido pelo seu mapa molecular, simultaneamente, nos containers de componentes básicos, as partes necessárias são desmaterializadas, para se tornarem matéria prima, e então materializadas dentro do sintetizador em seu aspecto final. Por exemplo, se o pedido for uma salada de frutas, o computador imediatamente selecionará as quantidades exatas dos componentes e suas proteínas, o computador também seleciona todo material utilizado para a fabricação do prato, bandeja e talheres que serão utilizados pelo tripulante. Segundo Albert Einstein isto é possível porque toda matéria é energia "coagulada". Os sintetizadores de matéria poderiam produzir alimentos contando apenas com energia, reorganizando as moléculas a partir de plasma puro, só que isso exigiria muita energia, por isso é que se usam componentes básicos, nas mais variadas bases, sendo que a base da alimentação humana é em sua maioria, na forma de carboidrato.

Um comentário:

  1. De qualquer forma, a nave deveria pousar em algum planeta durante missões mais prolongadas para se abastecer de matéria orgânica e minerais.
    Provavelmente o mesmo se dá com as reservas de ar.

    ResponderExcluir